Viajar para dentro de si

Talvez as viagens mais difíceis sejam aquelas realizadas para dentro de si. Quem ama viajar sempre diz que sair do ambiente conhecido é o melhor colírio para enxergar melhor. Efeito instantâneo e comprovado. Quando chegamos ao destino, ainda mais quando se trata de um lugar inédito, é como se o véu da mesmice fosse retirado dos nossos olhos.

Vemos, então, a beleza das pequenas coisas. As minúcias da arquitetura, das pessoas, das cores, dos estabelecimentos comerciais, das comidas e também – é claro – dos pontos turísticos, como monumentos, parques, museus e praças. Brotam fotos no Instagram e cada cena parece inesquecível e digna de ser registrada.

dog
O encontro inusitado de uma frase com uma expressão | Foto Scheyla Horst

Mas todo mundo sabe que, para a maioria das pessoas, viajar não é verbo constante. As férias duram pouco tempo e nem sempre é possível guardar dinheiro para ir muito longe. Então, o cotidiano é feito, mesmo, da cidade onde vivemos – da nossa velha roupa colorida, nas palavras de Belchior que Elis Regina um dia cantou – com suas qualidades e defeitos.

chuva
A beleza de um dia chuvoso | Foto Scheyla Horst

É por isso que o desafio é conseguir ver o extraordinário que há no comum, na rotina. Claro, não é fácil. Mas também não é tão difícil assim. O blog Vagareio nasce dessa vontade de mostrar que podemos sair para comprar pão como quem foge de casa. Observando as ruas, as casas, o céu (ah, o entardecer). Nos despedindo de tudo aquilo que está ao nosso redor, para amanhã nos reencontrarmos novamente, com novos olhos. Acreditamos que esse exercício proporciona viagens para longe ainda mais interessantes.

pessoa
A simplicidade da banalidade | Foto Scheyla Horst

Que tal topar esse desafio junto com a gente?

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Verdade, outro dia sai para fotografar perto de casa e descobri cada coisa legal.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s