A cultura nos trajes das cholitas

Dizem que quando chove, as cholitas paceñas envolvem seus chapéus-coco em sacolas plásticas e permanecem com o acessório sobre a cabeça andando para cima e para baixo. Não é barato ser chola e é preciso dar duro para comprar um chapéu que se preze. As cholitas estão em toda parte, vendendo cachecóis nas tiendas, ahí por peso nas feiras ou trocando reais por bolivianos. Sempre com suas saias enormes e os cabelos divididos em duas tranças negras. Não se vestem assim para turista ver, tampouco esbanjam simpatia em troca de retratos, pois não se fazem de souvenir. Portanto, tenho que revelar que as fotografias foram feitas às escondidas, pela janela do ônibus ou no instante em que elas desviavam o olhar.

Vagareio - Cholitas 2
Cholitas e o mercado informal | Foto Francielli Campiolo

Las cholitas

Assim que cheguei em La Paz, fiquei sabendo que era preferível referir-me a elas como cholitas e não cholas. Isso demonstraria carinho e respeito, já que elas carregam uma história cheia de preconceitos. Não demorou muito para eu perceber que há muitas cholitas pelas ruas e que elas não dão espaço para o turista curioso explorar sua imagem.

As cholitas mantêm os trajes típicos desde os tempos da colonização espanhola. Quatro ou cinco anáguas dão volume à saia comprida, chamada pollera. Os cabelos são divididos ao meio em duas tranças que vão até a altura da cintura. Os sapatos são baixos e as mantas permanecem sobre os ombros mesmo quando as temperaturas pedem uma blusa de algodão sem manga.

O quadril fica enorme e quando se abaixam, vê-se as rendas das anáguas. Elas quase sempre estão curvadas, ou por conta das subidas de La Paz ou pelo peso que trazem nas costas. O pano grosso e colorido que essas mulheres carregam é o awayo. Ali estão a bagagem de viagem, os filhos ou as mercadorias para venda.

Vagareio - Bolívia 7
Feira de El Alto | Foto Francielli Campiolo

A aparência da cholita é de gente de mais idade, mas devem ter bem menos. É que os rostos são marcados pelo sol escaldante das altitudes andinas. O olhar é vago, os dentes metalizados e a voz chorosa e baixa, quando imploram para entrarem em suas tendas ou darem alguns centavos.

Diferenças regionais

Da cabeça aos pés, a vestimenta mostra a influência da moda espanhola do final do século XVIII. As mulheres aymaras e quechuas adotaram (ou foram obrigadas a adotar) as roupas parecidas com as das camponesas espanholas para ascenderem socialmente. Hoje em dia, elas buscam firmar a cultura indígena e a cholita paceña é patrimônio cultural da Bolívia.

A forma de vestir é diferente em cada região, seja na Bolívia ou no Peru. Ouvi dizer que há lugares em que as cholitas são muy hermosas e vestem mini-saias. Em outros, as polleras são de cores vibrantes e as blusas são bordadas à mão.

Nas áreas rurais, os homens também se vestem de forma típica, com ponchos e gorros de lã cobrindo as orelhas. Na Isla de Taquile, Peru, eles usam cores que significam o estado civil: gorro vermelho é para os homens casados, já o branco é para os solteiros. Lá, as saias das meninas são coloridas e há um tecido preto sobre a cabeça.

Vagareio - Cholitas 5
Camponeses na Isla de Taquile | Foto Francielli Campiolo
watermarked-Vagareio - Cholitas 8
Cholita de Isla de Taquile | Foto Francielli Campiolo

Para ir à missa na Igreja de São Francisco, em La Paz, escolhe-se a saia e a manta mais bonita. Foi assim que vi várias cholitas em um domingo à noite, quando já estava cansada de caminhar e entrei para descansar nos bancos da igreja, onde também vi xales de tecidos finos e brilhosos.

Vagareio - Cholitas (1)
Missa na Igreja de São Francisco, La Paz | Foto Francielli Campiolo

Quando perguntei a uma cholita o que sua roupa representava, ela disse: cultura. É assim que elas se vestem dia a dia, cobertas por uma tradição que veio com os imigrantes e agora representa a descendência indígena da América do Sul.

 

Links úteis

Cholitas Fashion

Cholita Paceña

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Fernanda W. disse:

    Que delicia de post pra ler , adorei estas curiosidades !!

    Curtido por 1 pessoa

    1. blogvagareio disse:

      Eba! Ficamos felizes que tenha gostado 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s