12 horas de conexão e um passeio (lindo) pela Ciudad de Panamá

A Ruth não é guia profissional, ela estuda psicologia. Mesmo assim, leva e traz do aeroporto ao centro quem está de passagem pela Ciudad de Panamá. Por enquanto, considera-se aprendiz no ramo do turismo e se encarrega de contar o que sabe sobre cada lugar por onde passa. Pacientemente, Ruth dirige por entre as ruas não tão organizadas da capital do país. Ela não tem costume de almoçar e diz que um amigo brasileiro está lhe ensinando a ler em português, mas ainda não é capaz de entender a língua falada. Assim, passaram-se cerca seis horas: quatro mulheres em um carro branco sem placas compartilhando silêncios, o calor e os sorrisos.

GuiaPanamá
Ruth nos levou aos principais pontos da capital do Panamá | Foto: Francielli Campiolo

A Ciudad de Panamá é quente o ano todo e parece ser impossível vestir calça jeans, tênis e meia para andar pelas ruas. Mas, muitas pessoas vão para lá e para cá assim. Nós, ao contrário, trocamos de roupa ainda no aeroporto para fazer o tour de shorts e camiseta. O turismo é uma importante fonte de renda para a cidade, onde os termômetros já estão acima dos 20 graus às 8h da manhã. Clima tropical que, para quem vive no Paraná, é extremamente fora do comum.

Escolhemos um voo de São Paulo a Cartagena (Colômbia), com 12 horas de conexão na Ciudad do Panamá. Os funcionários do aeroporto, as empresas de turismo e os taxistas já estão acostumados a oferecerem passeios para passageiros em trânsito. Então, é só optar por um tour e conhecer os principais pontos turísticos: Canal de Panamá e Casco Antiguo.

Os panamenhos ganham em dólar e dizem viver bem na cidade mais populosa do país, conglomerado financeiro e cultural do Panamá. É muito bonito passar da região do aeroporto ao Centro margeando as águas escuras do Oceano Pacífico.

O que conhecemos

Canal de Panamá

Um dos principais motivos de ser uma das cidades mais competitivas economicamente da América Latina é o Canal do Panamá. Lembro de quando estivemos em Valparaíso, no Chile, e a guia Fernanda (Free Walking Tour) lamentou que após a construção desta grande obra de engenharia, Valparaíso começou a decair.

Agora, a panamenha Ruth falava com orgulho das cifras que o canal gera em um dia para o país. Além disso, quando a ampliação estiver pronta, o número será ainda maior. É muito interessante ver um navio atravessando as eclusas do canal, conhecer o museu e assistir ao vídeo explicativo sobre o funcionamento da obra. O local é cheio de turistas.

Panamá2
Canal foi inaugurado oficialmente em agosto de 1914 | Foto: Francielli Campiolo
Panamá5
Canal liga o Oceano Atlântico ao Pacífico através do Mar do Caribe | Foto: Francielli Campiolo

Mercado de Mariscos

Aqui há o mercado de frutos do mar frescos e vários restaurantes do lado de fora. Ruth nos levou para almoçar lá, onde provamos pela primeira vez o patacón (banana verde amassada e frita). Tudo muito gostoso e com preço acessível.

Mariscos
No mercado há uma diversidade de produtos com preço acessível | Foto: Francielli Campiolo

Panamá4
Patacones, hmm! | Foto: Francielli Campiolo

Casco Antiguo

Essa parte da cidade, para nós, foi o mais bonito. Casas antigas e preservadas (nem todas), lojinhas de artesanato e uma vista muito bonita. É um distrito histórico, declarado como Patrimônio Histórico pela Unesco desde 1997. O mais interessante é se perder por entre as ruelas e descansar em um dos bancos ao longo do caminho.

Panamá3
Feiras de artesanato no Casco Antigo | Foto: Francielli Campiolo

Links úteis

Site sobre Turismo no Panamá

Site oficial do Canal do Panamá

Site oficial Casco Antiguo

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s