Um domingo regado a tropeirismo e imigração holandesa em Castro

Poucas pessoas circularam pelas ruas na manhã fria daquele domingo de junho. As que encontramos pelo caminho são simpáticas e nos dizem um “oi” sem palavras, apenas com o movimento da cabeça. Na praça em frente à matriz, alguns gatos pingados aguardam o fim da missa sentados nos bancos espalhados por ali. Os sinos tocam, os fiéis saem e desaparecem, mas os museus seguem abertos para a visita dos interessados em conhecer algo mais da cidade. “Tudo aqui tem mais de 100 anos”, avisa a funcionária simpática da Casa da Praça, enquanto nos indica a necessidade de calçar as pantufas que preservam o assoalho. Logo nos conta que aquela estrutura desmoronou e foi reconstruída, mantendo alguns pedaços das bases originais, que agora ficam expostas atrás de vidros. De fato parece que Castro quer seguir no compasso das horas, mas sem tirar o olhar dos pilares.

foto 2
Matriz de Sant’Ana em um domingo de frio | Foto: Scheyla Horst

Com população estimada em 70 mil habitantes, Castro fica nos Campos Gerais do Paraná. Por três meses, a cidade foi capital do Estado no longínquo ano de 1894, durante a Revolução Federalista. As marcas da trajetória repleta de acontecimentos importantes e zelo ao passado ficam evidentes no Centro, onde casarões mantêm a aparência antiga em torno da Matriz e o Museu do Tropeiro guarda elementos da cultura regional de um povo bastante ligado ao campo e a aventuras.

foto 1 (1)
Casarões do Centro Histórico | Foto: Scheyla Horst

Não longe da sede do município, a colônia Castrolanda – onde está a cooperativa de mesmo nome que se destaca na produção agropecuária, sobretudo na área leiteira – conserva arquitetura e cultura holandesas. Lá está um símbolo do país europeu: o maior Moinho da América Latina, com 37 metros de altura, construído em lembrança às comemorações dos 50 anos de imigração, em 2001.

Tour em um dia

Preocupada em promover atividades para os turistas, a cidade investe em roteiros que cabem muito bem em um fim de semana. É possível realizar um passeio histórico-cultural em um domingo, por exemplo, começando às 9h, após um café da manhã reforçado em um dos hotéis ou pousadas do município. Foi o isso que nós, do Vagareio, fizemos.

foto 1
A secretaria de Turismo distribui um guia com as principais informações | Foto: Scheyla Horst

A primeira parada contempla uma caminhada pela região mais antiga, visita ao Museu do Tropeiro; à Casa da Praça (exposição Sinhara, sobre a mulher no tropeirismo) e à Igreja Matriz Sant’Ana. Logo em seguida, dá para conhecer o Parque Lacustre (bom para caminhadas) e o Morro do Cristo, que possibilita uma vista panorâmica de Castro. O tour pode prosseguir rumo à Fazenda Capão Alto (uma das célebres paragens do movimento tropeirista) e, por fim, ao Memorial da Imigração Holandesa – quiçá finalizando com um cappuccino e uma torta?

Castrolanda

A colônia onde está localizada a Cooperativa Agroindustrial Castrolanda fica a cerca de 10 quilômetros da área central do município. A estrada é bem conservada e o ar de nostalgia toma conta do ambiente quando chegamos às ruas pacatas que logo evidenciam uma inspiração diferente para a arquitetura das casas e organização dos jardins. Residências maravilhosas povoam a vila, que é repleta de placas bilíngues e aspectos típicos da Holanda.

foto 2 (1)
Ruas arborizadas no tom do Outono/Inverno | Foto: Scheyla Horst

No Memorial da Imigração Holandesa é possível conhecer detalhes sobre como foi a vinda dos imigrantes ao Brasil, calçar as tradicionais “tamancas” e desvendar aspectos daquela cultura, que estão distribuídos em quatro andares. O espaço abre às 14h de sexta a domingo e nos feriados. O design do Moinho instiga fotografias e a estrutura contempla ainda uma loja de artesanatos e o Café/Restaurante/Pub “De Molen”, que serve almoço diariamente e café a partir das 15h.

foto 4
Um dos maiores moinhos do mundo está em Castrolanda | Foto: Scheyla Horst

Veja mais fotos em nosso Instagram.

Lins úteis

Moinho da Imigração Holandesa

Fazenda Capão Alto

Prefeitura de Castro

Fanpage Castro Turismo

Borgen Hotel e Restaurante

Oosterhuis Turismo e Pousada Familiar

Buganville Hotel

Cooperativa Castrolanda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s