Revitalizar para inspirar: duas irmãs e uma causa no Harbourfront Centre

Por Andressa Oliveira

Numa das minhas visitas ao Harbourfront, deparei-me com duas irmãs vendendo muffins. Entre a intensidade do brilho dos raios solares, temperatura agradável para um dia de inverno em Toronto e pessoas indo e vindo numa tarde de domingo, lá estavam elas compondo o cenário. A forma singular de se tornarem visíveis e de fazerem a diferença no mundo chamou a minha atenção. Não só porque era domingo e elas poderiam estar fazendo qualquer outra coisa que a maioria das crianças da mesma idade fazem, mas também, porque o dinheiro arrecadado teria como destino a Sociedade de Ontário de Prevenção a Crueldade aos Animais… Porque elas fizeram todos os muffins e porque uma delas tocava flauta com o nariz. E, finalmente, porque tiveram humildade e sensibilidade de fazerem cartões como forma de agradecimento aos que ali pararam e colaboraram com a causa.

 

Vagareio - Toronto Canadá (1)
Cartão feito pelas duas irmãs que vendiam muffins em prol dos animais | Foto: Andressa Oliveira

Versatilidade é o que melhor define o Harbourfront Centre, uma organização sem fins lucrativos que promove cultura, arte, educação e recreação em Toronto (Canadá), há 40 anos. Anualmente, são realizados mais de 4 mil eventos gratuitos ou de baixo custo.

Em 1972, Pierre Trudeau, então primeiro ministro do Canadá, instituiu a revitalização de áreas próximas ao lago – Lake Ontario. Isto, pois, naquela época, esse espaço estava desprovido de vegetação e de atrações culturais e recreacionais. O Harbourfront Centre foi criado para suprir essas necessidades, suscitar mudanças no cotidiano da população local e atrair visitantes. Vale ainda dizer que o local se tornou modelo de revitalização urbana, inspirando cidades como São Francisco e Chicago (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Tóquio (Japão).

Vagareio - Toronto Canadá (2)
Caminhar à beira do Lake Ontario é um hábito local | Foto: Andressa Oliveira

As atividades oferecidas pela organização são diversificadas, tais como: festivais culturais todos os finais de semana durante o verão; summer camps (acampamentos para crianças durante as férias escolares); quatro salas de artes (metal, cerâmica, tecido e vidro) onde é possível ver os alunos artesãos trabalhando e uma loja para a venda desses artesanatos; pista de gelo durante o inverno; galeria de arte; performances artísticas; caminhadas, pedaladas ou patinação ao lado do Lake Ontario.

Vagareio - Toronto Canadá (3)
Pais e crianças aprendem mutuamente nos festivais de verão | Foto: Andressa Oliveira
Vagareio - Toronto Canadá (4)
No Harbourfront Centre, é possível ver a CN Tower | Foto: Andressa Oliveira

Como chegar:

Streetcar 509

A estação de metrô mais próxima é a Union Station.

 

Links úteis:

Harbourfront Centre

Trip Planner  (aqui é possível simular o trajeto via transporte público)

See Toronto Now

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s